APOSTAR NA SAÚDE, PREPARAR O FUTURO


No ano da passagem dos 35 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Congresso Democrático das Alternativas assinala o acontecimento com uma iniciativa pública que pretende valorizar a contribuição deste serviço público para a melhoria da saúde dos portugueses, bem como discutir as perspectivas de evolução que será necessário imprimir à sua organização, funcionamento e prestação.

As reduções orçamentais do SNS em 1.600 milhões de euros nos três anos de aplicação do programa de ajustamento financeiro estão a ter impactos tanto no seu funcionamento como na qualidade dos serviços prestados. Divulgar e discutir os aspectos que estão a prejudicar o acesso em tempo útil dos portugueses aos cuidados de que carecem é, simultaneamente, um dever de cidadania e uma obrigação política de protecção deste bem público.

Para além de identificar os desenvolvimentos que estão a colocar o SNS em risco, importa discutir e propor orientações para a evolução do serviço público de saúde que possam influenciar as decisões políticas no sentido da defesa dos interesses das populações. Para o efeito foram convidados a dar a sua contribuição profissionais da saúde, sindicalistas, autarcas e políticos com ligações ao SNS.


15 DE MARÇO, HOTEL ROMA, LISBOA

10H00 ABERTURA Manuela Silva
José Reis CONFERÊNCIA DE ABERTURA A contribuição do SNS para o Estado Social
10H30 O ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SNS
Moderadora Isabel Do Carmo
Intervenientes Lucília Martinho (), José Carlos Martins, Paulo Moreira
DEBATE
13H00 PAUSA
14H30 GOVERNAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SNS
Moderadora Guadalupe Simões
Intervenientes António Rodrigues (), Ana Sofia Ferreira (), Berta Nunes
DEBATE
17H00 PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DO SNS
Moderadora Maria Augusta De Sousa
Intervenientes Álvaro Beleza, João Semedo, Paulo Fidalgo ()
DEBATE
19H30 ENCERRAMENTO
Constantino Sakellarides  CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO  SNS, os próximos anos ()

Grupo dinamizador da iniciativa
Ana Sofia Ferreira, Cipriano Justo, Guadalupe Simões, Helena Antunes, Isabel do Carmo, José Aranda da Silva, Manuela Silva, Maria Augusta de Sousa, Paulo Fidalgo, Pedro Lopes Ferreira